prevenção

Primeira fase da campanha de vacinação contra o sarampo termina nesta sexta

18.396

data-filename="retriever" style="width: 100%;"> data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

Termina nesta sexta-feira a primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo. Lançada no início de outubro, a campanha é promovida em parceria com secretarias de Saúde municipais e estaduais, e tem como objetivo recuperar o certificado de "país livre do sarampo", ostentado pelo Brasil em 2016.

VÍDEO: emissão de laudos de ressonância do Husm devem ser normalizados até final do ano

A campanha foi dividida em duas etapas para priorizar a vacinação de dois grupos específicos. Na primeira fase, crianças de 6 meses a 5 anos de idade. De acordo com o boletim do sarampo divulgado pela Ministério da Saúde, esse é o grupo mais vulnerável. Bebês de até 1 ano de idade apresentam índice de incidência de sarampo 12 vezes maior que as demais faixas etárias.

A segunda fase, com data de início prevista para 18 de novembro, imunizará adultos de 20 anos a 29 anos de idade que não estão com a carteira de vacinação em dia. De acordo com o ministério, a vulnerabilidade acontece porque adultos nessa faixa etária nasceram após a erradicação da doença no país, o que retirou a obrigatoriedade da segunda dose da vacina. 

Hospital da Brigada recebe R$ 50 mil para reformas e compra de aparelhos

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o avanço do sarampo não é um fenômeno exclusivamente brasileiro. Surtos da doença na Venezuela, Europa e Ásia foram registrados em 2018, e outros países fora do continente latino também registram altos números da doença.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Posto de saúde vai ter atendimento especial para mulheres Anterior

Posto de saúde vai ter atendimento especial para mulheres

Próximo

VÍDEO: emissão de laudos de ressonância do Husm devem ser normalizados até final do ano

Saúde